Buscar
  • Transmaas BR

Tendências logísticas para 2021


Mudanças sociais e culturais, novas tecnologias e efeitos da covid-19 definirão o cenário de 2021 para as empresas de todos os setores.


Assim como as outras áreas, a logística continuará sendo influenciada pela transformação digital que aconteceu nas empresas nos últimos anos. A digitalização será um dos elementos que tornarão possível alcançar os objetivos estratégicos de forma rápida e eficiente.


Sem dúvida, o maior desafio para a logística durante 2021 será monitorar a movimentação da mercadoria em todo o trajeto; no entanto, a digitalização garantirá a rastreabilidade dos pacotes graças a diversos algoritmos.


Estas são algumas das tendências logísticas que serão vistas durante 2021:


Automação


Com o objetivo de evitar erros durante a preparação de pedidos ou picking, a implementação de soluções tecnológicas que otimizem e automatizem este processo vai aumentara preparação de seus pedidos de forma simultânea para diferentes lojas, otimizando e reduzindo os custos.


Armazéns inteligentes


Provavelmente, será difícil ter centros de distribuição próximos aos núcleos urbanos, por isso crescerá a instalação de armazéns inteligentes para conseguir com que o fluxo seja rápido, flexível, rastreável e integrado aos sistemas de fornecedores e clientes.


Os armazéns serão mais inteligentes, com instalações onde a maioria dos processos são executados por robôs ou máquinas dirigidas por software e complementados com inteligência artificial, aprendizado de máquina e internet das coisas (IoT).


Priorização da última milha


Pelo fato de surgirem mais problemas no trajeto final do processo logístico, este ano será dada especial atenção ao mesmo, promovendo métodos alternativos de entrega, como novos pontos de conveniência e a implementação do click & collect nas lojas, bem como o uso de motos e bicicletas como unidades de transporte.


Logística verde


Se continuará buscando que a cadeia de suprimentos seja o mais sustentável possível, sobretudo quanto a emissão de gases de efeito estufa. Para isso, aposta-se no uso de software, que calcule as cargas e a pegada de carbono para conhecer o impacto no ar, e de energias renováveis nos centros de distribuição.


Profissionalização da logística


A busca por talentos com conhecimentos logísticos e habilidades tecnológicas bem desenvolvidas aumentará. Para as áreas de logística, serão contratados perfis relacionados à tecnologia, como especialistas em inteligência artificial, analistas de big data, gerentes de inovação, gerentes de transformação digital e engenheiros de automação.


Protocolos de segurança


Derivados da crise sanitária, os protocolos de higiene e desinfecção de produtos e do pessoal para reduzir a possibilidade de contágio irão continuar.


Temos certeza de que avaliando minuciosamente cada um desses tópicos, você conseguirá definir a transportadora mais adequada às necessidades do seu negócio.


O resultado dessa parceria irá refletir em sucesso para você e satisfação para o cliente final.

Entre em contato conosco, conheça melhor nossas soluções e conte com a tradição e confiança da TRANSMAAS em seus processos logísticos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo