Buscar
  • Transmaas BR

No dia 20 de setembro comemora-se o Dia do Gaúcho. Conheça um pouco da origem deste dia

Atualizado: há 6 dias

Neste dia 20 de setembro, comemora-se o Dia do Gaúcho. Um povo que ama suas origens, que valoriza as suas raízes e não cansa de mostrar que a sua tradição e orgulho de ser o que se é importam e muito.


O que você sabe sobre os gaúchos? Sobre a Revolução Farroupilha? Vivemos em um Brasil que deveria valorizar mais a própria cultura, por esse motivo reunimos informações essenciais sobre essa gente guerreira e amável.


REVOLUÇÃO FARROUPILHA


A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, fato histórico marcante na cultura sulista, que ocorreu em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, foi a inspiração para a escolha da data do Dia do Gaúcho, celebrado em 20/9.


Com duração de aproximadamente 10 anos, a Revolução Farroupilha consistiu em uma disputa de civis do estado do Rio Grande do Sul contra o Governo Imperial do Brasil. Por conta das roupas surradas dos guerrilheiros, a disputa ficou conhecida como Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos


Por conta da origem indígena e europeia, tradicionalmente, os gaúchos utilizam vestimentas, como poncho, pala, lenço colorado, chiripa, chapéu, bota, camisa e bota. Atualmente, nas grandes cidades, é raro encontrar pessoas vestidas assim, mas, na zona rural, o hábito é mais preservado.


ORIGEM DA PALAVRA GAÚCHO Você pode estar se questionando: “qual a origem da palavra gaúcho?”. Segundo especialistas, existe uma teoria que a palavra vem do idioma ameríndio andino, quíchua. Outros acreditam que vem do idioma árabe, da palavra caucho, o que significa chicote para domar as manadas. ORIGEM DO CHIMARRÃO O chimarrão, também conhecido como mate, é servido dentro de uma cuia, com temperatura de 70 Grau Celsius. A bebida era consumida pelos índios guaranis e caingangues, que viviam onde agora encontram-se os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, entre outros. A bebida é um símbolo para os Gaúcho.


Por conta dos imigrantes europeus, principalmente os alemães, as danças de salão tiveram uma forte influência no folclore rio-grandense. Com isso, os ritmos da valsa, do xote, da polca e da mazurca serviram de inspiração para os tradicionais vaneira, vaneirão, chamamé, milonga, rancheira, xote, polonaise e chimarrita, entre outras. Se você pensa que para comemorar o Dia do Gaúcho (20/9) é preciso ir até o Rio Grande do Sul, está enganado. Nos mais de 3 000 CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) espalhados por todo o Brasil, você encontra itens típicos da cultura gaúcha, como danças, vestimentas, culinária e apresentações musicais. Gaúchos são grande parte da história do nosso país e não devem ser lembrados apenas pelo chimarrão, churrasco e pela forma de se comunicar. Nós das Transmaas cultivamos a nossa tradição e parabenizamos a todos os gaúchos pelo seu dia !

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo