Buscar
  • Transmaas BR

Mercosul 30 anos: competitividade e integração internacional

Como parte das comemorações de seus 30 anos de existência, o MERCOSUL aprovou uma nova logo, que será utilizada ao longo de 2021 para comemorar as três décadas de integração.


O bloco é a integração internacional mais importante do Brasil e gera os melhores resultados econômicos e sociais ao país. É o segundo destino que gera mais empregos e massa salarial por bilhão exportado e o primeiro que gera mais impactos em cadeia e tributos ao país. No entanto, para seguir relevante, o bloco precisa seguir em seu processo de integração.


As entidades industriais ressaltaram que, somente por meio das políticas de integração e de medidas que concretizem o livre comércio entre os países do bloco, o Mercosul voltará a receber investimentos e ser visto internacionalmente como um conjunto de países que pode produzir bens e serviços de qualidade e estar em cadeias de valor mais relevantes no mundo.


Para que o bloco alcance esses objetivos, as entidades representantes das indústrias nos quatro países apresentaram seis sugestões para os governos do bloco para este e os próximos anos:


1) Estabelecer as condições para promover a estabilidade e o crescimento econômico;


2) Assumir e implementar compromissos que tornem o livre comércio intrabloco uma realidade;


3) Estimular a aproximação e convergência regulatória;


4) Internalizar regras e acordos pendentes;


5) Promover a participação do setor privado no Mercosul;


6) Não adotar qualquer decisão que implique modificar ou revisar a Tarifa Externa Comum e / ou o Regime de Origem do Mercosul sem conhecer ou dar oportunidade ao empresariado e ao setor privado em geral de se manifestarem


O Mercosul tem como estados-parte Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Bolívia está em processo de adesão. Além disso, a Venezuela é um estado-parte que foi suspenso em 2017 por “ruptura da ordem democrática”. Outros países são estados-associados: Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.


A TRANSMAAS oferece soluções logísticas para todo o MERCOSUL com parceiros estratégicos em cada país visando melhor atender as necessidades de nossos amigos e clientes.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo