Buscar
  • Transmaas BR

Logística 4.0: Entenda como este importante tema impacta sua empresa


Você já ouviu falar sobre logística 4.0? Essa expressão representa uma nova fase da logística, cujo objetivo é ter competitividade no comércio global.


Logo, esse conceito tem como preceitos a velocidade, o ganho de eficiência, a redução de custos e a disponibilidade de informações.


Já deu para ver o quanto é preciso se adaptar e compreender os impactos da logística 4.0 na sua empresa, não é mesmo? Portanto, para saber tudo sobre o tema, continue a leitura!


Logística 4.0: Como surgiu


Para começo de conversa, é preciso entender um pouco sobre a indústria 4.0 (ou quarta revolução industrial). Nesse modelo, a produção era feita em grande escala, com quantidade alta de produtos. Assim, havia um acúmulo de estoque com o objetivo de manter os itens disponíveis para suprir a demanda sem o risco de faltas.


Contudo, com o avanço da tecnologia e dos sistemas de produção, foi possível começar a focar na satisfação do cliente. Logo, a produção foi reestruturada para a fabricação de bens personalizados, com o objetivo de comercializar apenas o que é necessário, sem desperdícios.


No entanto, esse esquema só é possível se toda a cadeia de suprimentos estiver alinhada e harmoniosa. Nesse sentido, diminui-se o consumo de matéria-prima e produtos acabados. Além de restringir os níveis de estoque, aumentar a agilidade dos processos e otimizar as entregas.


Como resultado, as companhias passam a não depender mais dos grandes centros de distribuição e todo o processo ganha em eficiência, qualidade e diminuição de prazos.


É nesse cenário que surge a logística 4.0.


O que muda com a Logística 4.0?


A Logística 4.0 não é apenas uma tendência, mas uma realidade. Para garantir não apenas destaque no mercado, mas também uma boa fatia dele, é necessário investir em novos recursos tecnológicos. Mais do que isso, preparar equipes com potencial para comandar tais máquinas.


A logística, obviamente, é diretamente impactada. Controles de temperatura no centro de estocagem, lead-time reduzido, distribuição off-line obsoleta e baixa concorrência são passado. Agora é hora de repensar suas práticas e o que incorporar para mudar a sua realidade dentro do seu segmento.


Benefícios da logística 4.0



Redução da perda de ativos


Quando você conhece os problemas dos produtos por meio de um sistema inteligente, fica muito mais simples e fácil encontrar uma solução.


Economia de custos de combustível


Monitorar as condições de tráfego por meio de softwares de gestão otimiza as rotas e gera maior controle das operações a curto e longo prazos.


Garantia da estabilidade de temperatura


Os instrumentos tecnológicos permitem monitorar as temperaturas dos armazéns e containers responsáveis por abrigar os produtos.


Isso é um grande ganho, já que, segundo o Ministério da Agricultura dos EUA, cerca de um terço dos alimentos perecem em trânsito a cada ano.


Temos certeza de que avaliando minuciosamente cada um desses tópicos, você conseguirá definir a transportadora mais adequada às necessidades do seu negócio.


O resultado dessa parceria irá refletir em sucesso para você e satisfação para o cliente final.

Entre em contato conosco, conheça melhor nossas soluções e conte com a tradição e confiança da TRANSMAAS em seus processos logísticos.

20 visualizações0 comentário