Buscar
  • Transmaas BR

Logística Integrada: A estratégia certa para resultados mais aprimorados


A ação de movimentação de mercadorias vem sendo vista por muitos gestores como uma área estratégica dentro das organizações, o qual possui o foco voltado para a otimização dos processos e resultados.


Dentro desse contexto, surge a logística integrada, que tem como principal objetivo a melhora na comunicação entre pessoas, parceiros e departamentos por meio da tecnologia.


O que é Logística Integrada?


O desenvolvimento da logística integrada se deu por meio da necessidade de gerenciar uma cadeia de abastecimento de maneira mais estratégica, alcançando resultados mais aprimorados.


Se antes a responsabilidade estava apenas sobre processos mais operacionais — como a gestão de estoque e a de transportes — a integração visa garantir uma boa administração das áreas de compras, do processo produtivo, coleta, distribuição e, até mesmo, do fluxo de informações.

Então, como funciona na prática?


Em termos simples, as funções da logística integrada são executadas em duas frentes distintas:


Fluxo de materiais: é entendido como a circulação de insumos, peças e mercadorias dentro de armazéns e sua distribuição entre fornecedores e clientes;


Fluxo de informações: representa a transmissão de informações referentes ao andamento da entrega, o rastreamento da carga e o pagamento pelo serviço de frete. Esses dois termos ajudam a compreender quais fundamentos estão sendo tratados ao implementar a logística integrada.


O primeiro aspecto da aplicação da logística integrada é a comunicação. Para promover uma verdadeira integração e alcançar os benefícios provenientes dela, é necessário manter um fluxo contínuo, claro e objetivo das informações sobre os processos.


É por meio dele que as áreas conseguem tomar decisões mais acertadas com agilidade. Um bom exemplo disso é quando o setor de compras acompanha os níveis de estoque e sabe exatamente quando acionar o fornecedor, adquirindo as quantidades adequadas dos produtos — o suficiente para atender a demanda, evitando faltas e excessos.


Quais são seus principais benefícios?

  • Favorece a tomada de decisão

  • Possibilita o aumento da produtividade

  • Garante a agilidade nos processos

  • Resulta na transparência e eficiência dos fluxos

  • Ajuda na redução de custos

Entre em contato conosco e conte com nossas soluções estratégicas em logística internacional para o Mercosul

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo