Buscar
  • Transmaas BR

Aduana de Los Andes operará com plano de contingência para reabertura do Complexo Los Libertadores


Equipes técnicas elaboram um projeto conjunto que permite enfrentar com eficiência a passagem de caminhões que aguardam há mais de 15 dias nos dois lados da cordilheira e solicitam às autoridades alfandegárias que prefiram a opção de despacho aduaneiro prévio.


Nos últmos dias um enorme sistema frontal ed grandes proporções causou o fechamento do Complexo Fronteiriço Los Libertadores. Desde então, só houve a abertura para realizar a evacuação de indivíduos e motoristas que ficaram no percurso e para funcionários dos diferentes serviços que tiveram que permanecer no complexo por mais de 15 dias. Após um segundo sistema frontal, há milhares de camiões à espera da reabertura em ambos os lados da cordilheira


O administrador da Alfândega de Los Andes, Mariano Gómez, informa que “espera-se nas próximas horas aue as equipes da estrada desobstruam os caminhões que sofreram acidentes por vários dias. Isso, somado às condições climáticas, nos faz pensar que a reabertura está muito próxima.”

Acrescentou que “sabemos que há um grande número de caminhões aguardando sinalização para iniciar sua viagem ao Chile ou à Argentina. No que diz respeito às Alfândegas, trabalhamos em um desenho que nos permite otimizar os tempos.”


Gómez acrescentou que um dos eixos deste plano de contingência é o uso preferencial do "pré-despacho", que permitirá maior agilidade aos veículos de carga que ingressam no Porto Terrestre de Los Andes.


Na prática, um caminhão que está esperando em Uspallata, que processou sua Declaração de Entrada antecipadamente, pagou os direitos e que não foi selecionado para revisão, reduzirá o tempo real gasto no porto terrestre.


O administrador indicou que “para que este sistema funcione da forma mais eficiente possível, pedimos aos transportadores, despachantes e importadores que os coordenem para dar preferência a esta opção de expedição”.


Sobre as verificações físicas, Mariano Gómez indicou que "devemos lembrar que existe um trabalho de análise e perfilagem muito importante, que nos permite investigar, com base em documentos e outros antecedentes, aquela carga em que poderíamos estar na presença de contrabando, então a seleção para revisão é muito assertiva.”


Por fim, a Alfândega de Los Andes estenderá seu horário de funcionamento entre 09:00 e 21:00, não obstante, o desembaraço da carga será realizado continuamente pela empresa concessionária.


A Transmaas acompanha de perto este processo e já esta trabalhando para atender todos os parâmetros exigidos pela aduana para minizar o impacto nas operações.




20 visualizações0 comentário