Buscar
  • Transmaas BR

Saiba os 6 passos fundamentais para escolher uma transportadora


Atraso na entrega ou status de entrega não atualizado. Quantas vezes você já ouviu reclamações sobre alguma dessas situações?


A boa notícia é que dá para evitar que o seu negócio ou que seus clientes estejam nesta estatísticas, basta selecionar uma transportadora competente e profissional para embarcar os seus produtos.


Separamos tudo o que você precisa saber para não errar nesta que é uma das escolhas mais importantes para não comprometer a qualidade do seu negócio.


1) A importância das perguntas


Encontrar uma transportadora que cumpra os prazos, ofereça uma boa relação custo-benefício e ainda atenda às necessidades do negócio são grandes desafios.


A boa notícia é que o primeiro passo para começar a resolver essas questões só depende de você! Por isso, pergunte-se sempre:

  • Qual é o diferencial que entrego aos meus clientes?

  • Qual é o papel da transportadora nesse processo?

  • A transportadora que estou contratando vai se comprometer com a minha empresa para ajudar a cumprir com esses diferenciais?

Caso você seja o consumidor final, é importante questionar:

  • Quais são os cuidados que o transporte da minha carga exige?

  • Essa transportadora está apta a cumprir com essas necessidades?


2) Área de atuação da transportadora


As melhores transportadoras do mercado sabem o quanto cumprir o prazo de entrega é importante.


Para além de demonstrar que há essa consciência, você deve investigar o quanto as transportadoras que você está cotando realmente se comprometem com isso.


O tamanho da frota, a parceria com caminhoneiros terceirizados e a área de abrangência na atuação são pontos importantes de investigação. Dá para notar o quanto isso vai além do valor orçamento?

A transportadora possui um aplicativo que possibilita aos caminhoneiros sinalizarem onde estão e se já estão disponíveis para um novo carregamento?


Uma resposta positiva neste caso indica economia na quilometragem e, consequentemente, mais agilidade na entrega.


3) Para além do valor


Se a sua demanda por transporte aparece com certa frequência, você já tem uma boa ideia sobre a margem de um valor razoável. Desconfie quando os preços forem muito abaixo do mercado.


O entendimento do porquê o valor de uma transportadora é superior às demais também deve ser objeto de investigação. Ela oferece algum diferencial para cobrar mais caro do que a concorrência? Pagar por esse diferencial faz sentido para o seu negócio?


4) Presença digital


Ter um site é mais um ponto que conta a favor da transportadora. Esta é a primeira pista sobre a infraestrutura e acesso aos canais de atendimento.


Além disso, observe se a frota é nova ou está em boas condições de operar (veículos com estas características serão menos suscetíveis a problemas mecânicos que poderão atrasar a entrega), se os caminhões estão equipados com sistemas de segurança e rastreamento, quais são os canais de atendimento disponíveis e como você poderá ter acesso a eles.


5) Pesquise a reputação da transportadora


Enquanto estiver visitando o site da transportadora, é bem provável que você encontre uma série de depoimentos favoráveis de clientes. Eles são termômetros importantes para sua avaliação.


No entanto, sempre é bom lembrar que eles foram selecionados pela empresa. O mesmo não acontece em sites como o Reclame Aqui e com as avaliações que você encontra no próprio Google.


Portanto, não deixe de complementar sua pesquisa sobre a reputação da transportadora com visitas a canais independentes como esses.


6) De olho nos aspectos legais


Também é fundamental investigar se a transportadora está vinculada a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


A vinculação à ANTT indica que a transportadora atua dentro das normas para o transporte de cargas nas rodovias nacionais. Já as certificações demonstram que ela está empenhada em aprimorar seu métodos de trabalho para entregar mais eficiência aos clientes.


Temos certeza de que avaliando minuciosamente cada um desses tópicos, você conseguirá definir a transportadora mais adequada às necessidades do seu negócio.


O resultado dessa parceria irá refletir em sucesso para você e satisfação para o cliente final.


Entre em contato conosco, conheça melhor nossas soluções e conte com a tradição e confiança da TRANSMAAS em seus processos logísticos.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo